LPF ministra curso de capacitação em metodologias de identificação de madeiras tropicais para países membros da OTCA pelo Projeto BIOAMAZÔNIA

LPF ministra curso de capacitação em metodologias de identificação de madeiras tropicais para países membros da OTCA pelo Projeto BIOAMAZÔNIA

  • Publicado: Quarta, 08 Junho 2022 12:53

Por: Alexandre B. Gontijo e Tereza C. M. Pastore

Técnicos representando os oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) – Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Equador, Peru, Suriname e Venezuela - participaram do curso de capacitação que foi realizado em maio, em Brasília. Também compareceram ao treinamento, dois representantes da Guatemala, patrocinados pelo Projeto NIRS ID do Programa CITES de Espécies Arbóreas – CTSP Program.

O Projeto BIOAMAZÔNIA da OTCA  e o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria,  realizaram o curso “Metodologias de Identificação de Madeiras Tropicais”, entre os dias 09 a 13 de maio, nas instalações do Observatório Regional da Amazônia – ORA da OTCA. O curso disponibilizou informações técnicas a profissionais ambientais para a identificação de espécies madeireiras, fornecendo-lhes conhecimentos úteis em diversas áreas de atuação como fiscalização, exportação, gestão florestal, autorização de recursos florestais e outros.

Atualmente, um dos principais desafios para a preservação das florestas na América do Sul é a capacidade de controlar a exploração, transporte e comércio de espécies produtoras de madeira. A crescente demanda por este produto florestal intensificou a pressão sobre as espécies-chave, impactando significativamente a estrutura das florestas, principalmente as na Região Amazônica. Nesse sentido, é de extrema importância o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas para realizar esse controle efetivamente e alcançar a sustentabilidade necessária.

Público-Alvo

Trinta participantes participaram do curso presencial em Brasília, dos quais dezesseis eram representantes técnicos dos países membros da OTCA. Também participaram técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), da Polícia Federal (PF) e da Universidade de Brasília (UnB), além de consultores do Projeto NIRS ID e de técnicos da OTCA.

Este treinamento foi ministrado dentro das ações do Projeto BIOAMAZÔNIA para fortalecer as ferramentas desenvolvidas pelo LPF para o controle e identificação de espécies madeireiras e foi também uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer parcerias entre governos e órgãos de pesquisa e controle dos países membros da OTCA.

O curso incluiu atividades teóricas e práticas, ministrado por técnicos do LPF, juntamente com as contribuições de oradores convidados. Além de adquirir conhecimentos sobre a metodologia convencional de identificação anatômica de madeira e da chave eletrônica auxiliar, outras técnicas em desenvolvimento como a espectroscopia de massa aplicada à identificação, uso de isótopos estáveis para rastreabilidade, Deep Learning aplicado à identificação por algoritmos de seleção de imagens, Tecnologia NIRS (espectroscopia de infravermelho próximo) e equipamentos. Os participantes visitaram as instalações do Laboratório de Produtos Florestais e, entre outros debates, destacaram a importância da formação de redes de pesquisadores e da criação de ferramentas de uso regional no combate ao desmatamento ilegal.

  

   

Crédito: Banco de Imagens LPF

Categoria:
X