2019-2020 – Prêmio Madeiras Alternativas do Salão Design Movelsul
- Publicado: Segunda, 21 Março 2022 18:48
O designer Marcelo Briza Bicudo, de São Paulo, foi o vencedor do Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS de 2019/20, Prêmio este promovido em parceria entre o Salão Design e o Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro. A peça vencedora, batizada de Banco Iris, foi fabricada com cumaru (Dipteryx sp.).
Parecer dos jurados: “Peça interessante para espaços públicos ao ar livre que alia o uso do cumaru – madeira original da Amazônia, cuja resistência e durabilidade favorecem seu uso em áreas externas – à captação da energia solar para sua iluminação LED.”
O designer recebe, como prêmio, um troféu e uma viagem a Brasília, para conhecer o Laboratório de Produtos Florestais e a Rondônia, para conhecer o manejo florestal sustentado praticado em área de concessão florestal gerida pelo Serviço Florestal Brasileiro. O designer faria a viagem no mês de junho de 2020, e seria recebido, em Rondônia, pela equipe da Unidade Regional Purus – Madeira. Por causa da pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), a viagem não pode ser realizada neste ano e foi transferida para junho de 2021.
Além do cumaru foram encontradas as seguintes madeiras entre as peças selecionadas: cedrinho (Erisma sp.), garapa (Apuleia sp.), jequitibá (Allantoma sp.), jequitibá-rosa ou tauari-vermelho (Cariniana sp.), maçaranduba (Manilkara sp.), mandioqueira (Qualea sp.) e tauari (Couratari sp).
A cerimônia de premiação que aconteceria no dia 18 de março de 2020, em Bento Gonçalves/RS, durante a Movelsul Brasil – Feira de Móveis foi desmarcada por causa da pandemia.
A Movelsul Brasil - Feira de Móveis foi transferida para 2022 e a organização do Salão Design decidiu enviar os troféus, aos vencedores, pelos Correios e dar por encerrada a edição de 2019-2020.
Clique aqui para saber mais sobre o Salão Design e sobre o Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS.