Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS 2021/2022, promovido em parceria entre o LPF e o Salão Design, apresenta a peça vencedora

Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS 2021/2022, promovido em parceria entre o LPF e o Salão Design, apresenta a peça vencedora

  • Published: Friday, March 04 2022 12:16

Premio1a A designer Maria Dalila Bohrer, de Porto Alegre/RS, foi a vencedora do Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS de 2021/22, Prêmio este promovido em parceria entre o Salão Design e o Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro. A peça vencedora, batizada de Banco Movimento 5, foi fabricada com o uso de três madeiras alternativas: roxinho (Peltogyne sp.), tauari (Couratari sp.) e cumaru (Dipteryx sp.). O móvel foi executado todo à mão pela Solka Design, uma marcenaria de pequeno porte cujo dono também é designer.

Parecer dos jurados: “O banco faz uma homenagem à diversidade cromática das madeiras brasileiras com o uso de três madeiras alternativas: roxinho (Peltogyne sp.), tauari (Couratari sp.) e cumaru (Dipteryx sp.). A peça incorpora restos de madeira a partir da marchetaria, dando um uso nobre às mesmas.”

 A designer recebe, como prêmio, um troféu e uma viagem a Brasília, para conhecer o Laboratório de Produtos Florestais, e a Rondônia, para conhecer o manejo florestal sustentado praticado em área de concessão florestal gerida pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Em 2022, o Prêmio Salão Design recebeu a inscrição de 562 projetos. Destes,103 trabalhos foram selecionados para a segunda etapa de julgamento em que os protótipos de cada produto são avaliados. Desses 103 produtos selecionados, os que foram construídos com madeira foram, automaticamente, inscritos no Prêmio Madeiras Alternativas, que premia o uso de madeiras pouco conhecidas.

 

Além do cumaru, do tauari e do roxinho foram encontradas, entre as peças selecionadas, o jequitibá (Cariniana sp.) e a peroba (Aspidosperma sp.).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 16 de março de 2022, em Bento Gonçalves/RS, durante a Movelsul Brasil – Feira de Móveis.

Clique aqui para saber mais sobre o Salão Design e sobre o Prêmio MADEIRAS ALTERNATIVAS.

Link https://www.salaodesign.com.br/

Quer saber mais sobre o Prêmio Madeiras Alternativa? Quer conhecer os antigos ganhadores e ver a imagem das peças? 

 Acesse “edições anteriores” em:  https://lpf.florestal.gov.br/pt-br/premio-madeiras-alternativas

 Acesse também: #laboratóriodeprodutosflorestais #ServiçoFlorestalBrasileiro

#SFB #PrêmioMadeirasAlternativas #PrêmioSalãoDesign #BentoGonçalves #Madeira #ProdutosemMadeira

Premio3Premio2a Premio4.png  Premio5

Categoria:
X