LPF - Laboratório de Produtos Florestais - Projeto Espectros

Projeto Espectros

  • Published: Friday, January 07 2022 20:18

Os arquivos aqui apresentados disponibilizam os espectros no infravermelho próximo (NIRS) obtidos até o presente momento pelo LPF-SFB e pelo Laboratório de Automação, Quimiometria e Química Ambiental da Universidade de Brasília (AQQUA – UnB) de três grupos distintos de madeiras:

(1) Swietenia macrophylla (mogno) e cinco espécies visualmente semelhantes (Swietenia humilis, Carapa guianensis, Cedrela odorata, Mycropholis melinoniana) de diversas origens;

(2) Swietenia macrophylla (mogno) proveniente de cinco países: Bolívia, Brasil, Guatemala, México e Peru;

(3) Dalbergia nigra (jacarandá-da-Bahia) e outras 15 espécies do gênero de diversas origens.

A área destinada ao “download” com as pastas dos arquivos visualizados por Família é de livre acesso. A aquisição e organização dos espectros seguiu protocolos rigorosos (descritos em cada arquivo), sendo a procedência das amostras ou sua identificação realizada através de sua origem em coleções de referência ou pela análise anatômica. No entanto, o LPF-SFB e AQQUA-UnB esclarecem aos usuários que o uso e aplicação dependem dos procedimentos empregados para a análise dos espectros disponibilizados (ex.: tipo de pré-processamento ou modelo quimiométrico) e a forma que estes forem aplicados aos dados.

Os arquivos em formato .txt foram formatados de modo a conter todas as informações para ser importado no software Method Generator, software do equipamento usado para obter os espectros. Contudo, os arquivos podem ser importados para diferentes tipos de softwares ou planilhas eletrônicas. Em uma planilha eletrônica (Microsoft Excel ou LibreOffice) cada linha corresponde ao espectro de uma amostra.

O sistema permite que agentes ambientais ou outros profissionais baixem os espectros para construírem modelos de identificação de espécies e, por meio de estratégias de transferência, utilizarem esses dados para ampliar seus próprios bancos de dados. Com isso, terão uma ferramenta auxiliar para tomadas de decisão in loco, nas ações de fiscalização que indiquem exploração ilegal.

Clique no Banner abaixo para acessar os arquivos :

 

Categoria: